Tags: passeios opcionais em Bariloche, excursões em Bariloche.

•          Do Aeroporto até o Centro: 16km ou 20 minutos pela Ruta 40

•          Bariloche tem aproximadamente 130.000 habitantes e está localizada na Província de Rio Negro. A Patagônia Argentina é composta por 5 províncias: Rio Negro, Neuquen, Tierra Del Fuego e Ushuaia.

•          O Cartão de Imigração que você receberá em solo Argentino (para quem entrar com o RG), documentos originais e dinheiro bruto deixar em lugar seguro (cofre no apto ou dentro da mala (não sair nunca com ele) pois em caso de perda do Cartão de Imigração o valor da multa será de USD 100,00 e em caso de perdas de documentos indispensáveis para a sua saída do pais (RG ou Passaporte) como a cidade de São Carlos de Bariloche NÃO conta com Consulado Brasileiro, será indispensável viajar até Buenos Aires (1.700 km) para efetuar os trâmites legais para sua saída do país.

•          Casa de Câmbio OFICIAL

ANDINA:  Rua Mitre 102.  Rua Moreno esquina com a Rua Quaglia e seu horário de funcionamento é das 09h às 19h.

A maioria das lojinhas do Centro da Cidade tem seus promotores gritando: CAMBIO, CAMBIO, CAMBIO – ao contrário de Buenos Aires, podem efetuar o câmbio sem problemas para quem te pagar mais, não temos registros de notas falsas até o momento, pois eles querem fidelizar você para que os indique a amigos do próprio hotel ou que regressem no mesmo local outras vezes, portanto se alguma ˝agência ou local comercial˝ tentar te botar medo, relaxe, eles é que estão de olho nos teus dólares – SE PRECISAR TROCAR AO CAMBIO BLUE TE PASSAMOS UM CONTATO DIRETO AQUI NA AGÊNCIA. Fique tranquilo.

CAMBIO BLUE

Durante o governo Kirschner, existiam 2 cotações: o câmbio oficial e o câmbio blue – onde o cambio oficial era ¨ficção científica¨ e o câmbio blue era 50% mais rentável.

Quando o anterior presidente Macri assumiu o governo ele liberou o cepo, ou seja, liberou o dólar para que o próprio mercado constituísse seu valor dia a dia. Havia dias em que o dólar oficial estava melhor que o paralelo. Porém, com a chegada de Fernandez e ela ao seu lado (sim a própria Cristina K.), certamente o dólar blue ressurgiu com força total. E vale muito a pena!

Troque uma quantia boa ao chegar na cidade e vá trocando dia a dia, a medida que for necessitando. É sempre o melhor a se fazer.

LEMBRANDO SEMPRE DE TRAZER CEDULAS DE U$ 100, sim! porque até as de U$ 50 eles estão “evitando” – ao contrário dos EUA, quanto maior a cédula, melhor para o argentino “guardar” e “transportar”. Por isso, opte sempre por cédulas de U$100.


E nunca traga cédulas com algum tipo de arranhão, caneta, marcada ou antiga: eles não aceitam! Opte na tua compra de solicitar as novas (azuizinhas).

•          CHIP DE CELULAR – a maioria utiliza as redes de wi-fi distribuídas pelos hotéis e restaurantes, mas, se preferir, poderá optar por comprar nos Kioskos (lojinhas do centro tipo lojas de conveniência) um chip da empresa Movistar. Mas lembre-se que, não só no seu hotel a internet é um horror – em toda Bariloche a internet é muito ruim! Esqueça a velocidade de conexão que temos no Brasil – isso não existe em Bariloche. A rede “menos pior” é a Movistar, tendo em vista que esta possui mais antenas.

•          Se desejar jantar fora, chegue cedo: 20h ou 20h30 no máximo. Salvo raros restaurantes, a maioria não faz reserva via telefone. Os que fazem são: El Patacon, Alto El Fuego, La Casita, Chez Philippe e Cassis. Se não conseguir chegar perto das 20h, deixe para ir após 22h. O argentino janta tarde, mas o brasileiro lota os restaurantes cedo.

•          Quanto à ducha do hotel: antes de entrar, ainda fora do chuveiro, abra a torneira do lado esquerdo (quente) primeiro e quando a mesma já estiver bastante quente, abra a do lado direito (fria) fazendo a temperatura ao seu gosto. Nunca abra diretamente ao corpo, pois as queimaduras podem ser bastante graves.

•          A voltagem em Bariloche é 220w. Na recepção de alguns hotéis existem   adaptadores caso necessitem, pois as tomadas (plugs) são completamente diferentes das habitualmente usadas pelos brasileiros (são como as de ar condicionados – em formato trifásico).

•          Se começar a sentir calor extremo no seu apartamento por causa da Calefação central, abra um palmo de sua janela que o ar frio se misturará com o ar quente tornando o ambiente mais agradável e mais leve para respirar (menos denso).

Geralmente as náuseas e as dores de cabeça são provocadas pela Calefação Central.

Beba muita água, e mais: pode beber diretamente da torneira, observem que nos banheiros dos hotéis tem copos (e não é para gargarejo ou dentaduras) é para que vocês tomem água diretamente das torneiras.

•          A moeda corrente é o Peso Argentino. A maioria dos comerciantes locais aceitam Reais, Pesos e Dólares (veja se a cotação está favorável antes). Tenha sempre um mínimo cambiado em pesos para pequenas e eventuais compras.

Em quase todo o comércio, os cartões de Crédito NÃO são “bem aceitos”, e a possibilidade de terem dois preços é grande – o que enfurece o brasileiro, acostumado ao uso do cartão de credito e débito para qualquer coca-cola.

Lembre-se: contado = dinheiro, e tarjeta = cartão.

E sim: tem preços distintos, em quase todas as lojas.

Cartões de crédito

•          BOLICHES: Ao contrário do Brasil, Boliche em Bariloche é uma boate. Jogar boliche por aqui significa ir ao bowling – Existem várias boates à disposição na beira do Lago Nahuel Huapi e sempre nos meses de julho, agosto, dezembro e janeiro estão repletas de jovens estudantes de todas as províncias Argentinas, trazidos por questão de sua “viaje de egresado”, ou seja: sua ”viagem de formatura”. 

Assim como na capital Buenos Aires, as boates em Bariloche começam a ficar movimentadas a partir de 01 ou 02 da manhã e terminam com o raiar do dia.

As principais são: Grisu, Bypass, Genux, Cerebro e Rocket. (LEMBRANDO QUE, EM MUITOS CASOS, ESTAS BOATES ESTÃO APENAS LIBERADAS PARA OS JOVENS FORMANDOS).

Para maiores de 18: WIP (antigo WILLKENY) ou as sextas-feiras: La luna (km 7,5 av Bustillo) e óbvio: todas as cervejarias do centro como MANUSH E BLEST fazem a cabeça dos maiorzinhos como os lugares mais badalados para uma boa cerveja artesanal e para a paquera.

Mas, barzinhos com “música ao vivo”, como no Brasil, esqueça. Não existe!

•          NAS DIVERSAS LOJAS DO CENTRO:  Não deixe de levar “mimos” da gastronomia Barilochense para sua casa: Patês de javali, salmão e trutas, geléias de frutas típicas da região como: Framboesas, Sauco, arandanos (mirtillo) e frutas vermelhas do bosque bem como a Rosa Mosqueta e o famoso Chá desta planta.

Geléia de Sauco

As sementinhas são encontradas por todo o centro da cidade, bem como os cremes e óleos (excelentes para a cicatrização e circulação) e são caríssimos. Sempre teremos uma tia, uma vizinha que irá pedir. Ou solicite dólares adiantados ou finja que não encontrou, pois realmente é bem caro.

Sem falar nos divinos chocolates e no doce de leite estilo colonial La Serenissima – que se vendem nos supermercados por 200 gr, 400 gr ou 1 kg e que é simplesmente alucinante e barato!

Não pode ser levado na bagagem de mão por ser cremoso, mas na mala despachada sim. Ah, e não se conservam em geladeira – tem que ser deixado fora para que conserve a consistência cremosa e deliciosa.

E não, não estraga mesmo no calor de 40 graus do nosso Brasil!

•          CHOCOLATES: Os mais famosos são: Mamuschka, Rapa Nui, Del Turista.  Os chocolates em ramas são divinos, os bombons com variados recheios (nozes, amêndoas, avelãs, pistache, doce de leite, côco, dentre muitos outros) são indescritíveis! Pegue o desconto de 10% em nossa agência e desfrute do melhor chocolate que você irá provar na America Latina: Mamuschka.

•          Experimente o torrone de amêndoas, mel e canela da MAMUSCHKA e verá que não se compara com nenhum outro.
Sem falar nos bombons e barras de chocolate das mais variadas espécies e das embalagens típicas que são conhecidas no mundo inteiro.
As latinhas são um charme a parte! Lindas!
São famosos também os chocolates em forma de bichinhos, carrinhos, telefone, próprios para crianças.

Além dos famosos chocolates, se tiver um tempinho livre, sente-se na minúscula parte que serve “café e chocolate quente” dentro da Mamuschka e saboreie a maravilhosa MEDIA LUNA DULCE (é o que no Brasil se conhece como CROASSANT) mas neste lugar é absurdamente maravilhoso!!! Nao pense duas vezes: SABOREIE LENTAMENTE!

Media luna Dulce – Mamuschka
Valor de 3 medias lunas em Fev/2022 – os 27 pesos sao descontos para residentes. Uma média de R$ 3 reais cada media luna.

•          Ainda entre os chocolates uma excelente dica para aqueles que necessitam trazer as fatídicas “lembrancinhas” para toda a família seriam as trufas do Rapa Nui. São embaladas em 3 ,5, 12 ou 20 unidades a preços razoáveis em caixinhas próprias para presentes e realmente muito lindas!

E os até então insuperáveis alfajores (o de cor lilás (almendras) e o Marrom (mousse) são umas delícias únicas! Tem 8 tipos.

            Porém, em 2019, a Mamuschka, que nunca fabricou alfajores, chegou com tudo e já superou o Rapa Nui. Compre uma caixinha (vem com 6 unidades) e entenda.

Depois de prová-los – acredite – Havana ficará bemmm para trás.

•          Fique atento à enorme variedade de geleias citadas acima (são inesquecíveis) e se tiver oportunidade de conhecer uma fábrica de geleia artesanal (excursão a EL BOLSON), você comprará kits de frascos de geleias (na compra de 5 sai bem mais em conta) são bem baratos e deliciosos!

•          E os sabores ahumados (defumados) são imperdíveis! – AHUMADERO WEISS – um dos produtores mais especiais da região que antes da pandemia tinha uma loja na Mitre, agora tem uma loja ao lado da agência (mitre aprox 486 – ALMACEN GOURMET PATAGONICO) que é um revendedor destes produtos regionais – no caso, revendem produtos do AHUMADEIRO WEISS – e com certeza é o melhor! Leve, pelo menos, o SALMON AHUMADO EN CONSERVA :

E o SALMAO AHUMADO ENROLADO NO QUEIJO MUZZARELLA! Pensa numa coisa boa!

OBS: É muito comum na Argentina (não se assuste, ok?)

– Cortina de Plástico na maioria dos banheiros;

Portas dos elevadores que você tem que fechar com a própria mão; e por favor: feche, porque caso contrário, o elevador não sairá nunca do seu andar e o povo vai xingar até!

– Suco de laranja industrializado (Suco natural praticamente inexiste por aqui) e quando existe é bem carinho. Deixe para tomar no Brasil.

– Salada de Frutas com frutas enlatadas em sua grande maioria.

– Café da manha estilo “continental” com pouquíssima variedade de frios, (frutas quase nunca), meia luas (croassants), chá, café, geleia, doce de leite, algum cereal – mas não espere nenhum café da manhã como o que estamos acostumados no Brasil: não existe!

Infos e reservas: vanessa_olivatti@uol.com.br / vanessa.olivatti@gmail.com
Whatsapp para consultas rápidas: +54 9 2944 62 4541

#vanessaolivatti #barilochetotal #bariloche #excursoes #ferias #vacaciones #patagonia #inverno #winter #excursoesembariloche #inverno2022 #mochileiros #mochilando #viagememfamilia #passeiosembariloche #trip #happy #ski #snow #snowmobile #motosdeneve #quadriciclos #excursiones #excursionesenbariloche #paseosenbariloche #viajeenfamilia #paseosenbariloche #motosdenieve