Saídas: DIÁRIAS
Horários: 08h30 às 17h00 (dia completo) ou das 13h00 às 17h00 (meio dia)
Tags: passeios opcionais em Bariloche, excursões em Bariloche.

Com mais de 103 km de pistas, no meio de um parque de 600 hectares, o Cerro Catedral oferece 34 meios de elevação com uma capacidade horária de 26.700 pessoas. É o maior complexo de esqui da América do Sul! É o máximo!  Cerro Catedral recebeu este nome por seus picos parecerem uma catedral gótica medieval. Famoso também por representar a América do Sul na “Leading Mountain Resorts of the World”! Quando você chega parece a Disney; um baita estacionamento e várias casinhas que são escolas de esqui, lojas, restaurantes, café e até um shopping chamado “Las Terrazas”.

Um verdadeiro parque de diversões para todas as idades! Se o esqui não é o seu forte, existe por aqui também: snowboard, passeios em motos de neve em conjunto com quadriciclos, snowtubing (boias), e obviamente os famosos teleféricos!

Os cenários são realmente deslumbrantes!

O Pórtico de entrada ganhou em 2018 um ar bem “moderno” com uma televisão gigante de Led em sua fachada. Uma das observações que sempre falo no atendimento na agência é sobre “almoçar ou não no cerro catedral”. Eu particularmente não suporto perder tempo comendo em restaurantes “induzidos pelo guia”, aliás prefiro comer bem mas na cidade(à noite) e durante o dia recomendo sempre lanchar.

Uma excelente opção ao chegar na base do cerro Catedral, olhando para o pórtico é o famoso Tage– bem ao lado da Escola de Ski e Snow LA BASE (com a qual também trabalhamos). No Tage você poderá comer lanches rápidos e não perder seu precioso tempo. É rápido e muito mais barato que almoçar nos restaurantes do cerro. Guarde um dinheirinho para, se possível tomar um chocolate quente no alto da montanha.

(OBS: o tage após 66 anos, fechou suas portas devido ao Covid. Aguardemos.)

Passeios em Bariloche – Base do Cerro Catedral

Também na base, nos meses de junho, julho, agosto e setembrose concentram as famosas “donas” ou mais conhecidas como boias ou tubing. Ao contrário do que muita gente imagina, as “donas” só saem da base do cerro e sobem para a parte nevada no alto da montanha, no mês de outubro – após as pistas de ski fecharem. É um atrativo a mais para que os turistas visitem a estação de ski. Caso contrário elas funcionam unicamente na base do Cerro, o que, cá entre nós, não tem nada de muito emocionante.  É uma pista de “borracha”, um tipo de esteira, que desce uma única vez. Paga-se por descida. Sobe-se pela lateral em uma esteira chamada magic carpet.

Menores de 11 anos = PROIBIDO DESCER NAS DONAS.

Passeios em Bariloche – donas no Cerro Catedral

Além das boias (donas) no site do Catedral podemos ver: RAQUETAS, SNOWBMX, TRINEOS (ski bunda).

Amigo, você que está chegando me avise onde eles estão instalados pois, das raras vezes em que vi os trineos funcionando era subindo pela princesa (cadeirinha aberta) e não era todo dia, além de estar sempre cheio de estudantes. Idem para o snowbmx (bicicletinha) e as raquetas diretamente nunca se soube da existência.

Às vezes o Catedral oferece serviços que nunca ou quase nunca estão habilitados, afinal, após ter andando mais de 45 minutos para chegar ao cerro, algo você teria como atrativo, mas não se iluda. De qualquer maneira, ao chegar, vá até a bilheteria ou pergunte ao seu guia se algum destes serviços estão habilitados ou não.

NÃO COMERCIALIZAMOS NENHUM SERVIÇO DO CERRO CATEDRAL ALÉM DO SKI, DO SNOW, DAS MOTOS DE NEVE E DO LA CUEVA.

Ah, teoricamente não é permitido levar pranchinhas de ski bunda (que podem ser alugadas pelo centro e são baratinhas) para o Cerro, para a montanha, mas todo mundo acaba escondendo a “pranchinha˝ dentro do casaco e subindo com elas. No alto do bondinho fechado AMANCAY a direita de quem chega do bondinho tem uma pista improvisada quase sempre, e também ao lado do Cable Carril (mas não é nada oficial– foi feita ˝aleatoriamente˝ para que os pais tivessem uma opção principalmente com crianças menores de 10 anos.

É um ˝chiqueirinho˝ cercado por telas para proteger dos esquiadores (Cable Carril) no Amancay nem tela protetora tem. Podem tirar sua pranchinha: teoricamente podem! Devo arriscar? Lembre-se que o não você já tem, e se por acaso eles solicitarem que deixe a pranchinha por lá, exija-a na volta. Simples. Se você não pretende esquiar e pretende apenas “visitar o Cerro”, você poderá optar por 3 meios de elevação:

CADEIRINHA ABERTA P/ 2 PESSOAS = PRINCESA I, II E III (TOUR AVENTURA)

Esta é a opção que eu mais detesto, por ter 3 tramos (trechos) sendo que cada um dos trechos = 15 minutos! Ou seja, para você atingir o ponto mais alto, demorará 45 minutos! (Se não congelar antes, claro rs), sem contar que é o teleférico que as empresas estudantis mais utiliza na temporada! (Cheio de estudantes, portanto!)

Passeios em Bariloche Tour aventura (Princesa 1, 2 e 3)

TELEFÉRICO FECHADO P/ ATÉ 4 PESSOAS = AMANCAY (TOUR NATURALEZA)

Esta é a opção mais rápida e mais viável na temporada. O bondinho fechado acomoda bem até 4 pessoas e sobe rapidamente, não fazendo você perder muito tempo na Base do Catedral – excelente também para quem está com bebês ou crianças de colo.

Este teleférico transporta pedestres e esquiadores!

Este teleférico te leva a um dos restaurantes mais belos do Cerro, o famoso LA ROCA.

Não que ele tenha uma ˝alta gastronomia˝, e sim pela vista alucinante que te oferece! Pelo menos reserve uns 30 minutinhos de sua estadia para tomar um delicioso chocolate quente com ˝crema˝ (creme de leite batido) ou um belíssimo Champagne no local. Vale muito a pena! (tomara que você consiga um lugarzinho perto da janela!)

Passeios em Bariloche Tour Naturaleza (Amancay)

TELEFÉRICO FECHADO P/ ATÉ 25 PESSOAS = CABLE CARRIL (REF LYNCH)  (TOUR HISTÓRICO)

Na baixa temporada, esta é uma opção que às vezes está aberta e às vezes intercala com o Amancay (4 pessoas). Na baixa vale a pena tentar subir neste bondinho. Na alta temporada recomendo distância deste meio de elevação devido à absurda quantidade de pessoas no Centro de Ski que ˝tentam˝ subir até o famoso refugio Lynch. Porém, na alta temporada já vimos mais de 4 horas de fila. Impossível!  Salvo que você chegue logo cedo e, ao abrir o centro de ski você opte primeiro pela subida e depois demais atividades.

Passeios em Bariloche – Cable Carril no Cerro Catedral

Este é o bondinho Cable Carril (aproximadamente 20 minutos de subida) e te leva a um determinado ponto da montanha.  Se estiver habilitada a extensão, você desce e não entra no restaurante que tem logo na saída deste bondinho, pegue a sua esquerda, siga reto e ˝saia˝ para a parte aberta.

Você verá umas cadeirinhas normais abertas, de 2 lugares e de 4 lugares (ATENÇÃO: as de 4 lugares só podem subir esquiadores! Nem tente subir que eles não permitem!).

Se vocė conseguir pegar esta cadeirinha aberta (2 lugares) esta extensão leva você até o famoso REFUGIO LYNCH – o ponto mais alto do Catedral e, com céu aberto você conseguirá uma foto assim:

Passeios em Bariloche – vista do Refugio Lynch (subiendo pelo Cable carril)

O refugio Lynch é um refugio como outro qualquer, rústico, todo em madeira que fica, assim como todos os demais, nas saídas dos meios de elevação.  Serve sanduiches, pizzas e comidas rápidas no geral.  Carinho! Eu tomaria uma água ou café (pela vista) e deixaria para comer na base!

Este bondinho é também conhecido como tour histórico, mas nada mais porque ele foi o primeiro meio de elevação e o primeiro refugio do Centro de Ski. Nada mais! Para visitá-lo precisa-se ter consciência de que se forem na excursão clássica de meio período, com saída às 13h00 na alta temporada vocês não conseguirão visitá-lo.

O guia da excursão saberá informar melhor qual o meio de elevação mais viável naquele dia. Informe-se com ele no decorrer da excursão. Este teleférico transporta unicamente PEDESTRES! Esquiadores terão que subir pela cadeirinha sextuple que fica paralela ao Cable Carril.

Além destas opções para pedestres (chamados PEATONES por aqui) temos também as opções esportivas para quem deseja VIVENCIAR o Ski ou o Snowboard. Trabalhamos ha 12 anos com a mesma escola de Ski (La Base), no próprio centro de Ski. Se você pretende fazer uma das duas atividades (Ski ou Snow) obrigatoriamente terá que ser DIA COMPLETO a sua ída (não existe forma de fazer aula em meio período, ou seja, na excursão de meio dia).

O horário para as aulas coletivas começam às 10h00 – mas antes disso os passageiros tem que:

  • chegar com o transfer do hotel ao Centro de Ski
  • comprar pase diário de montanha
  • equipar (pegar o equipamento do referido esporte)

NÃO COMERCIALIZAMOS NENHUM TIPO DE PASE DE MONTANHA!

PAGA-SE NO LOCAL EM PESOS ARGENTINOS (NA ESCOLA) OU EM CARTÃO DE CRÉDITO (NA BILHETERIA DO PRÓPRIO CERRO)

Lembrando que: ao adquirir o seu pase diario (seja na escola ou na bilheteria) você terá que comprar também o KAY KARD (é um tipo de cartão magnético que te dá direito a utilizar em toda Estação de Ski). No ano de 2019 ele custava 200 pesos. E caso você devolva no final das atividades na bilheteria unicamente (mesmo que você tenha comprado em dinheiro, na escola), eles te devolverão o importe pago por ele, se esquecer não existe forma de recuperar este dinheiro, pois o pase é diário.  Portanto, devolva-o ao término de suas atividades.

CUIDADO: O Cerro Catedral tem mania de fazer “promoções” que são uma verdadeira barbaridade. Exemplo: para os esquiadores de 3 dias eles fazem um PAC – onde teoricamente o passageiro teria um benefício de uns 250 pesos ou 300 pesos (menos de R$ 20 geralmente). O problema não é a promoção e sim o que ocorre caso você não utilize um dos dias.

Vamos fazer de conta que você comprou esse pac de 3 dias e você o utilizaria 2, 4 e 6 feiras (sendo que você vai embora no sábado). O que acontece em qualquer centro de Ski do mundo se for impossibilitado de abrir suas portas por causa do clima, do vento, etc. e você não tem mais tempo para ficar na cidade, tipo outro dia para voltar (sexta-feira) ??? Eles te devolvem o dinheiro, certo? Sim, nos demais cerros SIM! – já no CATEDRAL eles te RENOVAM este pase para ser usado em até 12 meses.

NÃO – ELES NÃO DEVOLVEM O SEU DINHEIRO!

PORTANTO, PENSE SE VALE A PENA COMPRAR ANTECIPADO O PASE.

A PATAGÔNIA É EXTREMAMENTE VENTOSA E VIRA E MEXE O CERRO FECHA POR CAUSA DO VENTO. EU NÃO ME ESTRESSARIA – PERDERIA TEMPO MAS COMPRARIA TODOS OS DIAS, DIA POR DIA. #ficaadica

Voltando às aulas, quando você adquire na agência a clase coletiva (máximo de 10 pessoas) com equipos ou clase semi exclusiva (se sua família é composta por 4 a 6 pessoas)  ou clases exclusivas de 1, 2 ou 3 pessoas geralmente o horário marcado é as 10h00 da manhã para que possam aproveitar bem a aula e depois treinar bastante nas pistas habilitadas para iniciantes.

Os equipos são:

SKI = BOTAS, BASTOES E AS TABLAS DE SKI

SNOW = BOTAS E PRANCHA DE SNOW

Pega-se o material na base do Cerro Catedral, na própria escola. Sem necessidade de alugar pela cidade.

Passeios em Bariloche – ski no Catedral
Passeios em Bariloche – Ski no Catedral
Passeios em Bariloche – Snow no Catedral

Tanto para os pedestres (os que vão para passar dia completo – das 08h30 às 17h00) ou para esquiadores que já estão no centro de ski temos a opção da travessia diurna de quadriciclos e snowmobile na base do cerro.

Este passeio é o mesmo que o La Cueva, porém totalmente sem comida alguma! É apenas o percurso guiado onde os 10 a 15 minutos iniciais são em quadriciclos seguidos de mais 10 a 15 minutos em motos de neve (troca-se ao final da moto a pessoa que está atrás passa para a frente) e desce dirigindo mais 10 a 15 minutos as motos de neve e depois mais 10 a 15 minutos em quadriciclos.

VOCÊS DIRIGEM AS MOTOS E MENORES DE 18 ANOS = PROIBIDO DIRIGIR!

Caso sua família seja composta de 3 indivíduos terão que ser comprados 2 quadriciclos/motos.

Se a sua composição familiar for: UM ADULTO E 2 MENORES = solicite na agência a possibilidade de que um guia dirija os veículos para este menor. (Sob Consulta)

Se você é PEDESTRE e não está fazendo nenhum esporte – recomendo pegar logo o primeiro horário as 10h00 da manhã, ficando assim mais livre para as demais atividades.

Se você é ESQUIADOR, o ultimo horário permitido será às 14h45 apresentação no local, pois a partir das 16h00 começa o After Ski (La Cueva) e logo após já ficam os horários designados ao jantar La Cueva.

Falaremos mais adiante sobre os Jantares de Montanhas disponíveis. Geralmente o passeio combina quadriciclos com motos de neve mas, caso haja muita neve, as motos de neve já saem diretamente da base do cerro Catedral (raríssimas vezes vi isso acontecer), não sendo utilizados os quadriciclos e o percurso todo é feito, nestes casos, em motos de neve unicamente.

Passeios em Bariloche – travessia diurna do La cueva
Passeios em Bariloche – travessia diurna do La cueva

Infos e reservas: vanessa_olivatti@uol.com.br / vanessa.olivatti@gmail.com
Whatsapp para consultas rápidas: +54 9 2944 62 4541

#vanessaolivatti #barilochetotal #bariloche #excursoes #ferias #vacaciones #patagonia #inverno #winter #excursoesembariloche #inverno2022 #mochileiros #mochilando #viagememfamilia #passeiosembariloche #trip #happy #ski #snow #snowmobile #motosdeneve #quadriciclos #excursiones #excursionesenbariloche #paseosenbariloche #viajeenfamilia #paseosenbariloche #motosdenieve